Dilma Rousseff caiu seis posições, mas é a única brasileira na lista da Forbes| Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters
Veja quem são os 10 mais poderosos do mundo

A presidente Dilma Rousseff foi listada como a 22.ª pessoa mais poderosa do mundo pela revista americana Forbes. No ano passado, quando já havia sido eleita presidente, Dilma apareceu em 16.º lugar no ranking feito pela revista.

CARREGANDO :)

Como motivo para a escolha de Dilma neste ano, a revista cita a "faxina" no governo com a de­­missão de ministros suspeitos de corrupção. A publicação ainda fala da expectativa para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, que estão com as obras atrasadas e orçamento acima do previsto. Dilma é a única brasileira na lista deste ano.

Em agosto, a Forbes havia colocado a presidente como a terceira mulher mais poderosa do mundo, atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel, e da secretária de Estado americana, Hillary Clinton. No ranking das mulheres, outra brasileira era a modelo Gisele Bündchen, que ficou com a 60.ª posição.

Publicidade

Obama no topo

O presidente americano, Ba­­rack Obama, recuperou em 2011 o pri­­meiro lugar na lista da Forbes, que até agora era de seu colega chinês Hu Jintao. Atrás de Oba­­ma, situam-se em segundo e terceiro lugares, respectivamente, o premier russo, Vladimir Putin, e Hu Jintao.

O fundador e presidente da rede social Facebook, Mark Zu­­ckerberg, de apenas 27 anos, si­­tua-se entre os dez primeiros da lista (www.forbes.com/power), em nono lugar.

O fundador da Microsoft, Bill Gates, valorizado por sua ação à frente da fundação que leva seu nome e o de sua mulher, Melinda, subiu várias posições e agora está em quinto, após ocupar a décima colocação em 2010.

Quatro fatores foram levados em conta no momento de eleger o seleto grupo de 70 pessoas: quanta gente tem poder, quais recursos financeiros controlam, se têm influência em mais de uma esfera e quão ativamente exercem seu poder para mudar o mundo.

Publicidade

Neste contexto, a Forbes explica que Bill Gates é um caso especial, pois "está mudando o mundo através das vacinas".

Entre os que saíram da lista es­­te ano estão o ex-diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn; o fundador do Wikileaks, Julian Assange; e a apresentadora da te­­levisão e empresária americana Oprah Winfrey.