A presidente Dilma Rousseff se reuniu na sexta-feira (10) no Panamá com o diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, e anunciou uma parceria entre o governo brasileiro e a empresa para levar acesso à internet gratuita para a população de baixa renda.
“É muito importante essa parceria que estamos firmando, que consiste em garantir o acesso a diversos serviços através da internet”, disse Dilma após se reunir com Zuckerberg, antes da abertura da VII Cúpula das Américas, iniciada hoje no Panamá.
A presidente explicou que conversou com Zuckerberg sobre a possibilidade de estender para outras regiões uma experiência já promovida pelo Facebook em Heliópolis, em São Paulo. O projeto visa facilitar o acesso a serviços de saúde e educação através da rede.
O diretor-executivo da rede social disse que a ideia é que o Facebook ofereça acesso à internet em centros públicos equipados com computadores, e o governo desenvolva os portais por meio dos quais se promoveriam diversos serviços sociais.
A iniciativa será discutida até junho deste ano, quando Zuckerberg pretende fazer uma visita ao Brasil para iniciar o projeto.
Além da reunião a portas fechadas, Dilma e Zuckerberg participaram do encerramento de um fórum empresarial realizado em paralelo à Cúpula das Américas. Também estiveram presentes no evento os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, do México, Enrique Peña Nieto, e do Panamá, Juan Carlos Varela.
A presidente pediu, assim como os outros três líderes, que os países do continente apostem no desenvolvimento tecnológico, considerado por Dilma como uma ferramenta fundamental para a promoção da educação e para formação de profissionais qualificados em todas as áreas.
“Um dos desafios mais importantes em um país com as dimensões do Brasil é a construção da infraestrutura necessária para levar a banda larga a todos os lugares. Conectividade é inclusão digital, que é inclusão social e econômica também”, disse Dilma.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast