Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vizinho

Dilma liga para Cartes e se diz disposta a retomar relações com o Paraguai

A presidente Dilma Rousseff ligou para cumprimentar o novo presidente do Paraguai, o colorado Horacio Cartes, no início da tarde desta segunda-feira (22). O telefonema foi feito às 15h e durou cinco minutos. Segundo nota divulgada pela Presidência, Dilma "desejou um governo bem-sucedido e ressaltou a disposição para recompor as relações bilaterais e do Paraguai como Mercosul".

Ainda de acordo com o governo Dilma, Cartes agradeceu, disse estar pronto para trabalhar pela normalização das relações e demonstrou interesse em conhecer a experiência brasileira de combate à fome e à pobreza.

Entre os países fundadores do Mercosul, bloco do qual o Paraguai está suspenso desde junho passado por causa do impeachment-relâmpago de Fernando Lugo, o Brasil foi último país a reconhecer a vitória de Cartes.

Pelo Twitter, a argentina Cristina Kirchner anunciou que telefonou para o novo colega e disse esperá-lo no Mercosul. O uruguaio, José Mujica, também telefonou para o vizinho e o convidou para o próximo encontro do bloco em junho, em Montevidéu. Até a Venezuela, que entrou depois no bloco, reconheceu Cartes como presidente.

No governo brasileiro, há quem defenda atrelar a volta do Paraguai ao Mercosul à aprovação da entrada da Venezuela no bloco pelo Congresso paraguaio. A avaliação é de que é necessário também uma análise por parte dos países que integram o Mercosul antes de sacramentar o retorno do Paraguai. Observadores brasileiros baseados no país vizinho acreditam na readmissão, mas avaliam que isso deve acontecer em agosto, mês da posse de Horacio Cartes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.