• Carregando...

O vulcão Tungurahua, localizado no centro do Equador, diminuiu neste sábado (29) a sua atividade eruptiva, mas as autoridades decidiram manter as medidas de segurança postas em operação para proteger a população da região afetada.

O vulcão, cujo nome no idioma quíchua significa "Garganta de Fogo", alarmou na véspera a população local ao expelir uma grande coluna de cinza.

"Pela mudança de comportamento, o vulcão reduziu sua intensidade. Há menos cinzas", disse Sandro Vaca, técnico de monitoramento do Instituto Geofísico.

A erupção do Tungurahua, situado 130 quilômetros a sudeste de Quito, provocou uma abundante chuva de cinzas nas províncias costeiras do país, o que obrigou as autoridades a interromperem as operações do aeroporto de Guayaquil.

O aeroporto prevê o reinício dos voos, deslocados para Quito e Manta, às 15 horas (17 horas no horário de Brasília), depois de uma limpeza da pista.

A atividade de sexta-feira foi a segunda de maior intensidade vista no vulcão desde outubro de 1999.

Autoridades disseram que cerca de 2.500 pessoas foram removidas das comunidades próximas, segundo os planos de emergência do governo. Mas na manhã deste sábado algumas famílias começaram a retornar para suas casas, informou a Secretaria de Risco.

O Tungurahua é um dos oito vulcões considerados ativos no Equador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]