Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Punição

Diplomata é suspenso por ajudar na fuga de boliviano

O diplomata brasileiro Eduardo Saboia será suspenso por 20 dias por ter arquitetado a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina da embaixada brasileira em La Paz para o Brasil, em agosto de 2013.

A decisão foi tomada com base em sindicância do Itamaraty. O grupo foi criado em 2013. Os servidores que analisaram o caso poderiam indicar desde uma advertência a Saboya até a exoneração.

A fuga do político boliviano resultou na demissão do então chanceler brasileiro, Antonio Patriota, e no retorno a Brasília do diplomata, que desde então está lotado no Departamento de Assuntos Financeiros do Itamaraty. Recentemente, ele foi convidado para ser assessor da comissão de Relações Exteriores no Senado, mas ainda aguarda liberação oficial do ministério.

Em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo” no mês passado, Molina lamentou os desdobramentos do episódio e a situação do companheiro de viagem.

“Em qualquer lugar do mundo, salvar uma vida é um ato humanitário e reconhecido por toda a sociedade. Aqui, ele foi vilipendiado”, disse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.