• Carregando...
Jordan Bardella, cotado ao cargo de primeiro-ministro da França e líder do partido de direita Reunião Nacional (RN), em campanha pelo país
Jordan Bardella, cotado ao cargo de primeiro-ministro da França e líder do partido de direita Reunião Nacional (RN), em campanha pelo país| Foto: REUTERS/Benoit Tessier

O líder do Reunião Nacional (RN), partido de direita da França, Jordan Bardella, fez um apelo aos eleitores nesta terça-feira (18) para que seu partido obtenha maioria absoluta nas próximas eleições parlamentares, para que possa governar efetivamente.

O partido de Bardella tem sua primeira chance real de conquistar o poder nacional nas eleições de 30 de junho e 7 de julho. As pesquisas de opinião têm colocado o RN consistentemente em primeiro lugar desde a surpreendente decisão do presidente Emmanuel Macron de dissolver a Assembleia Nacional neste mês após o resultado da votação para o Parlamento Europeu.

Mas os pesquisadores que tentam o exercício complicado de fazer uma previsão de segundo turno para os 577 distritos eleitorais da França veem o RN não conseguindo assegurar a maioria absoluta que garantiria sua capacidade de aprovar leis sem aliados.

"Não vou vender aos franceses reformas que não posso realizar. Estou dizendo a eles que, para agir, preciso de uma maioria absoluta", disse Bardella à CNews TV.

Ele transmitiu a mesma mensagem ao jornal Le Parisien, pedindo aos eleitores que se unam a ele e a Marine Le Pen, ex-líder do RN e sua candidata na próxima eleição presidencial da França, prevista para 2027.

"Para governar, preciso de uma maioria absoluta", disse ele, dando a entender que o RN pode recusar qualquer oferta para formar um governo se não atingir o limite de 289 assentos junto a aliados próximos.

"Quem pode acreditar que seríamos capazes de mudar a vida cotidiana dos franceses coabitando com uma maioria relativa? Ninguém. Eu digo aos franceses: para nos testar, precisamos de uma maioria absoluta."

Bardella, de 28 anos, é visto como a nova face da direita francesa e também o provável futuro líder do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]