Veja as imagens do lançamento do Discovery

CARREGANDO :)

O ônibus espacial Discovery decolou sem problemas nesta terça-feira, dando início à primeira missão espacial tripulada da Nasa desde a tragédia do ônibus espacial Columbia.

A multidão reunida no Centro Espacial Kennedy para assistir à partida aplaudiu efusivamente a decolagem. Entre os espectadores estava a primeira-dama dos EUA, Laura Bush.

Publicidade

Uma câmera de segurança instalada no tanque externo de combustível deu uma visão inédita e bela do momento em que a grande estrutura se separa da espaçonave, minutos depois da decolagem. A câmera foi instalada como parte das inúmeras medidas de segurança adotadas pela Nasa para responder aos problemas apontados pela investigação independente sobre o desastre do Columbia.

Nove minutos depois da decolagem, a espaçonave entrou em órbita, sem irregularidades aparentes. O Discovery, com sete astronautas a bordo, está a caminho da Estação Espacial Internacional.

O lançamento, que seria no dia 13 de julho, foi adiado uma última vez por causa de um defeito num sensor de combustível. Desta vez, o sensor não deu problemas. Às 10h39m (11h39m em Brasília), o Discovery subiu.

O espetáculo do lançamento foi visto pela primeira vez em dois anos e meio. A nave subiu num céu cinzento, deixando o típico rastro de fumaça espessa e fazendo tremer janelas e o chão do Cabo, com o som estrondoso dos propulsores.

Os dois propulsores sólidos repararam-se sem problemas, dois minutos depois de iniciado o vôo. Depois, foi a vez do grande tanque externo alaranjado. Nove minutos depois, os três motores principais da nave foram cortados, quando o Discovery alcançou sua órbita preliminar.

Publicidade

A missão primária do Discovery é testar novas medidas de segurança e reparos introduzidos após o desastre do Columbia. O ônibus espacial desintegrou-se sobre o Texas em 1º de fevereiro de 2003, momentos antes do horário previsto de pouso. A destruição era resultado de um dano causado ao isolamento térmico sob uma das asas da nave, provocado pelo choque de um pedaço de espuma que se desprendeu do tanque externo no momento da decolagem.

O Discovery também vai entregar suprimentos e equipamentos à Estação Espacial Internacional.