• Carregando...

Ponta Grossa – De qualquer ponto do Hemisfério Sul , hoje é o melhor dia para se observar da Terra, a olho nu, o ônibus espacial Discovery, lançado no dia 26. É o que garante o vice-presidente da Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas (SPCA), Maurício Kaczmarech.

Hoje será possível acompanhar a trajetória da nave, que está acoplada à Estação Espacial Internacional. Se o céu estiver livre de nuvens, a partir das 18h20, o conjunto poderá ser facilmente visto de qualquer ponto do sul do Brasil, diz ele. "Será possível avistar um ponto de luz nesse horário, com um movimento rápido entre as estrelas", afirma.

O fenômeno, segundo o astrônomo, poderá ser observado durante sete minutos. De acordo com Kaczmarech, o que se verá não é a estrutura dos aparelhos, mas a luz do Sol refletida por eles. O conjunto será observado somente no Hemisfério Sul, em razão da inclinação do Sol e da Terra. "O dia será perfeito para ver os aparelhos, devido à posição e à inclinação em que estão", afirma.

Além de hoje, o fenômeno poderá ser observado na quinta-feira, mas com mais dificuldade. Os satélites farão uma trajetória ao horizonte oeste em baixa altura, entre 18h23 e 18h31.

Kaczmarech aconselha aos fãs da astronomia que aproveitem a oportunidade. Isso porque as falhas ocorridas no lançamento do Discovery fizeram com que a Nasa anunciasse a suspensão de vôos por tempo indeterminado. Assim, sem previsão de novas missões espaciais, observar o Discovery torna-se uma oportunidade única. "Não sabemos quando um ônibus espacial retornará ao espaço novamente", ressalta Kaczmarech.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]