Disparos procedentes da Síria mataram dois cidadãos turcos na cidade fronteiriça de Ceylanpinar, o que desencadeou um ataque de moradores da cidade contra refugiados sírios, informou nesta quarta-feira (17) a imprensa local.
Um jovem de 15 anos morreu na manhã de terça-feira (16) após ser atingido por um tiro vindo do lado sírio da fronteira e, pouco antes da meia-noite, outro homem foi assassinado de maneira similar, detalharam as edições digitais dos jornais "Hürriyet" e "Milliyet".
Os disparos foram realizados com rifles de longo alcance desde Rasulayn, a cidade síria do outro lado da fronteira entre os dois países, onde confrontos entre curdos sírios e tropas do Exército Livre Sírio, um dos principais grupos armados opostos ao presidente Bashar al Assad, são registrados com certa frequência.
Após a morte dos dois turcos, familiares das vitimas e moradores locais atacaram um hospital onde membros da oposição síria estavam sendo tratados.
Várias janelas da clínica foram quebradas, e as forças da ordem tiveram que usar a força para dispersar a multidão do hospital.
As autoridades pediram aos moradores de Ceylanpinar se manterem afastados da fronteira.