Bélgica e Holanda testemunharam na noite passada a mais grave jornada de distúrbios urbanos, com grande número de carros incendiados e pessoas detidas, em seus territórios desde a eclosão da onda de violência na França.
Na Bélgica, 27 carros foram incendiados, dez deles em Liège, em todo o país e 50 pessoas foram detidas na capital. Os incidentes em Bruxelas aconteceram depois que as autoridades aumentaram a segurança, após terem sido detectadas mensagens em um blog convocando pessoas para manifestações violentas no centro da cidade.
O Ministério do Interior belga disse em um comunicado que as pessoas presas estavam com objetos considerados perigosos, mascaradas ou haviam desobedecido ordens da polícia. Em Liège, um menor de idade sofreu queimaduras ao tentar incediar um veículo e foi detido pela polícia.
Apesar de os incidentes desta madrugada terem sido mais intensos do que os da noite anterior, as autoridades belgas disse que a situação no país está sob controle.
Na Holanda, dois veículos foram incendiados e outro danificado na cidade de Roterdã, segundo a agência de notícias holandesa ANP. Um porta-voz da polícia disse que na noite passada agentes foram enviados para reforçar a segurança no bairro de Vreewijk, sem que tenha havido prisões.