O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva por vencer o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil neste domingo e voltar ao poder após governar o país entre 2003 e 2010 em dois mandatos.
"Com grande alegria celebramos sua merecida vitória, pedindo a Deus que lhe dê saúde, força e muito carinho para construirmos juntos e incentivarmos o futuro de seu grande país, o bem-estar das famílias, e continuarmos contribuindo para a busca da paz no mundo", disse o líder sandinista em uma carta a Lula, a quem chamou de "irmão e companheiro".
"Com carinho e orgulho da abençoada e sempre soberana e livre Nicarágua, o abraço da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), de nosso governo e do povo da Nicarágua", acrescentou.
Ortega, que assinou a carta com sua esposa e vice-presidente Rosario Murillo, desejou um "feliz início de uma nova etapa de direitos e conquistas para o Brasil".
Lula venceu o segundo turno das eleições presidenciais mais equilibradas da história do Brasil com uma margem de menos de um ponto percentual sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro.