Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Daniel Ortega

Ditador da Nicarágua chama Bolsonaro de “fascista militar”

Ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, em pronunciamento. (Foto: EFE/Jorge Torres)

Ouça este conteúdo

O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, chamou o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) de “fascista militar”. O líder nicaraguense ainda criticou as manifestações que culminaram na invasão da Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8).

As declarações ocorreram durante o evento de abertura do ano legislativo de seu país. Ortega fez uma comparação dos atos que ocorreram no Brasil com a invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, em 2021. Também traçou um paralelo com os casos do Peru e da Bolívia, dizendo que o fascismo “está se reinstalando no mundo” para “provocar a tentativa de golpe de Estado”.

Ortega ainda comparou as manifestações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com as que ocorrem contra ele na Nicarágua, justificando a perseguição que ele exerce contra seus opositores.
No comando do país desde 2007, o ditador assumiu seu quarto mandato consecutivo em 2022, vencendo eleições consideradas ilegítimas pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O o líder chegou a prender sete candidatos à presidência no pleito de 2021, eliminando opções que pudessem ameaçar sua vitória.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.