Ouça este conteúdo
O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, enviou uma mensagem nesta segunda-feira (3) ao candidato do PT à presidência do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, por ter sido o mais votado no primeiro turno neste domingo (2).
“Parabenizo-o por este primeiro momento de vitória das famílias e do povo do Brasil, que se levantam com esperança e vozes de gigantes, nos encoraja a todos”, escreveu o ditador nicaraguense, segundo informações da Agência Efe.
“Nós os parabenizamos, sabendo que o mundo é daqueles que lutam, e que vamos alcançando as transformações necessárias, com a valentia de sempre”, acrescentou Ortega.
O PT tem uma longa história de apoio à ditadura sandinista na Nicarágua, e no ano passado, quando o ditador foi reeleito para seu quinto mandato de cinco anos, o quarto consecutivo (numa eleição em que sete candidatos opositores foram presos e não foi autorizada a presença de observadores internacionais, entre outras irregularidades que levaram a maioria dos países a não reconhecer o pleito), Lula disse que defendia “a autodeterminação dos povos”.
“Por que a Angela Merkel [ex-chanceler alemã] pode ficar 16 anos no poder e o Daniel Ortega não?”, questionou.
Lula e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), disputarão no dia 30 o segundo turno da eleição presidencial. O petista teve 48,43% dos votos válidos contra 43,2% de Bolsonaro no primeiro turno, com 99,99% das urnas apuradas.