Ras Al Awaja, Líbia - O avanço rebelde na direção da capital da Líbia, Trípoli, foi interrompido pelas tropas de Muamar Kadafi a cerca de 140 quilômetros a leste de sua cidade natal, Sirta. O fronte parece ter se estabilizado na região, após dois dias de avanço dos insurgentes.
Uma brigada comandada pelo terceiro filho do governante líbio, Al-Saadi Kadafi, um ex-jogador de futebol e agora comandante das forças especiais, foi destacada para defender Sirta. Enquanto isso, as forças de Kadafi tomaram pelo menos metade da cidade de Misrata, também no oeste líbio.
Bombardeiros britânicos Tornado atacaram depósitos de munição de Kadafi em Sabha, no interior da Líbia, bem como as cidades de Mizda e Gharyan, no oeste do país. A cidade de Sirta, onde poderá ocorrer a batalha decisiva do confronto, também foi bombardeada. A agência estatal de notícias da Líbia, a Jana, fez menção aos ataques dos "agressores coloniais cruzados", contra o oeste e o centro do país.
Avanço rebelde
Após um rápido progresso no domingo, auxiliados pelos ataques noturnos da coalizão, os rebeldes haviam avançado, até o meio da tarde de ontem, apenas 40 quilômetros de Bin Jawad para a pequena cidade de Ras Al Awaja, no caminho para Sirta.
Embora a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que está assumindo o comando das operações, tenha dito que seus bombardeios têm como objetivo apenas proteger civis, os ataques agora ajudam claramente o avanço dos insurgentes em direção a Trípoli.