Fotografias do ex-líder alemão Adolf Hitler tiradas por um agente secreto britânico pouco antes do início da 2ª Guerra Mundial foram divulgadas pela primeira vez nesta quinta-feira (24).

CARREGANDO :)

O músico e compositor Charles Turner, na época recrutado como espião, tirou as fotos durante o Festival Wagner em Bayreuth, na Alemanha, em 1939, onde ele acompanhou a comitiva de Hitler, segundo informou hoje David Turner, filho do músico.

Ele foi um dos últimos ingleses a falar com o ditador antes da invasão da Polônia pelas forças nazistas, em 1º de setembro de 1939.

Publicidade

O compositor compareceu ao festival pela primeira vez em 1934, e Hitler também esteve presente em todos os anos que se seguiram. Em 1938 –quando a guerra parecia iminente– Turner foi recrutado como espião, segundo o filho.

"Aconteceu um milagre. Meu pai foi convidado a se juntar à comitiva de Hitler durante o dia todo, uma quarta-feira, 26 de julho. Ele recebeu carta branca para fotografar o fuehrer", contou David Turner.

O compositor esteve com Hitler e oficiais nazistas do alto escalão –incluindo o ministro da propaganda Joseph Goebbels e o vice de Hitler, Rudolf Hess, relatou o filho de Turner. Depois disso, ele enviou um relatório detalhado para Londres, que ainda permanece confidencial.

As fotos mostram, entre outras cenas, o líder saindo do carro em uma conversa descontraída com um companheiro nazista e recebendo flores das crianças no festival.

Charles Turner morreu em 1977 e as fotos foram preservadas como lembranças de família após sua morte. O filho dele, que é professor, decidiu divulgar as fotos só agora depois de começar a pesquisar as raízes da família.

Publicidade

Ele vendeu os direitos de publicação das fotos para uma pequena agência fotográfica britânica.