O documentário "Sexo, crimes e o Vaticano", que será exibido na noite deste domingo pela rede de TV britânica BBC, revela que o cardeal Joseph Ratzinger, hoje o Papa Bento XVI, ajudava a acobertar casos de abusos sexuais contra menores cometidos por padres católicos.

CARREGANDO :)

O programa, que começou a ser produzido em 2002, colheu informações e depoimentos nos Estados Unidos, no Brasil e em Roma, tendo descoberto sete padres acusados de pedofilia.

Segundo o programa, durante mais de 20 anos, antes de virar Papa, Ratzinger era responsável por garantir que fossem cumpridos os termos de um documento secreto da Igreja, que dava instruções de como bispos lidariam com acusações de abusos sexuais cometidos por padres em suas paróquias.

Publicidade

O documento chamado "Crimen Solliciatonis" ("Crime da Solicitação", em latim), a que a reportagem teve acesso, data de 1962 e ameaça com a excomunhão quem violar um juramento de sigilo absoluto imposto a vítima, acusado e testemunhas.

A narração é feita por Colm O'Gorman, que, aos 14 anos, foi abusado sexualmente por um padre. O Vaticano se recusou a comentar as informações apuradas pela reportagem.