• Carregando...
 |
| Foto:

Havana – O presidente provisório de Cuba, Raúl Castro, irá discursar hoje na festa nacional de 26 de julho, segundo um anúncio oficial, o que parece descartar a participação de Fidel Castro, que deixou a presidência há um ano, por problemas de saúde.

Raúl, que desde o dia 31 de julho de 2006 substitui Fidel, fará o discurso na Praça da Revolução, na província de Camagüey, 520 quilômetros ao leste de Havana, afirmou o jornal oficial Granma.

Segundo o jornal, o "ato histórico" será assistido por mais de 100 mil cubanos, entre dirigentes do Partido Comunista de Cuba (PCC), membros da União dos Jovens Comunistas (UJC) e ex-combatentes dos assaltos liderados por Castro em 1953, aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, contra a ditadura de Fulgêncio Batista (1952–1958).

O anúncio de que Raúl será o principal orador na celebração de 26 de julho terminou com as expectativas de uma reaparição de Fidel Castro, que só faltou nesta tribuna em 1994 e 1997, quando foi substituído por seu irmão. Castro, que completará 81 anos em agosto – 48 no poder –, foi visto pela última vez em dois atos da festa de 26 de julho de 2006, em Bayamo e Holquín (750 quilômetros de Havana), e um dia depois foi submetido à primeira de uma série de operações.

Uma reaparição pública de Castro foi esperada em pelo menos cinco ocasiões no último ano, sobretudo em 2 de dezembro, em um desfile militar em sua homenagem e do dia 1.º de maio, Dia do Trabalhador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]