Dois caças alemães Eurofighters colidiram no nordeste da Alemanha durante uma missão nesta segunda-feira (24), segundo informou a Força Aérea do país.
O acidente ocorreu por volta das 14h (9h no horário de Brasília) perto do Lago Mueritz, cerca de 120 km ao norte de Berlim. Os pilotos foram ejetados das aeronaves. Um deles foi encontrado vivo na copa de algumas árvores, mas o outro morreu, segundo a Força Aérea.
De acordo com a Deutsche Welle, eles faziam parte da divisão tática 73 Força Aérea, conhecida como "Steinhoff" e especializada em defesa aérea geral. O piloto de um terceiro Eurofighter que fazia parte da missão de combate assistiu à colisão e informou que os dois pilotos ativaram seus paraquedas.
A ministra da Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, esteve no local do acidente com o inspetor da Força Aérea alemã e o ministro do interior do estado de Meckelemburgo-Pomerânia Ocidental, Lorenz Caffier.
"Hoje é um dia de luto e dor pela perda de nosso soldado", disse a ministra no local, que também agradeceu as equipes que trabalharam no resgate, de acordo com a imprensa alemã.
O Eurofighter é um jato de combate desenvolvido por Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha. A Força Aérea alemã possui 140 jatos como esses, segundo o jornal Welt. O caça pode ser armado para combates ar-ar ou ar-terra.
As aeronaves são exportadas com o nome "Typhoon". Segundo o fabricante, mais de 500 desses caças já foram vendidos a sete países, entre eles Áustria, Omã e Arábia Saudita.
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento