Dois homens com uniforme da polícia afegã mataram dois soldados da Força Internacional da Otan (Isaf), neste sábado no sul do Afeganistão, anunciou a Isaf.
"Estamos cientes do rumor segundo o qual os autores dos disparos pertenciam à polícia afegã. Mas informes operacionais indicam que estes homens eram insurgentes disfarçados de policiais, e não policiais", indicou à AFP um porta-voz da Isaf.
Estas declarações contrastam com a versão divulgada por Mohamad Ismail Hotak, um oficial de segurança da província de Helmand, segundo a qual os assassinos pertenciam "há um ano" ao 5º batalhão da polícia afegã.
Pouco tempo antes, neste mesmo sábado (12), Farid Ahmad Farhang, o porta-voz da polícia desta província, havia declarado que as duas vítimas, "britânicas", morreram pelas mãos de "dois policiais afegãos em uma base militar comum do distrito de Nahre Saraj (Helmand)".
No momento em que falava com a AFP, Farhang estava ciente de um balanço menos elevado, de um morto e um ferido.
"Um insurgente morreu e outro está sendo procurado", segundo o porta-voz da Isaf, que não deu mais detalhes sobre as circunstâncias do incidente nem a nacionalidade das vítimas.
Em 2012, morreram 22 membros da Isaf devido a disparos das forças afegãs em 16 incidentes diferentes.