Pelo menos dois agentes de segurança morreram e seis trabalhadores ficaram feridos nesta quarta-feira (16), entre eles dois cidadãos estrangeiros, em um ataque terrorista em uma central de gás situada na província de Ilizi, no sudeste da Argélia.

CARREGANDO :)

Segundo fontes oficiais locais citadas pela agência de notícias estatal argelina o ataque aconteceu às 4h30local (1h30 de Brasília). Vários meios de comunicação informaram que os terroristas sequestraram vários estrangeiros, que trabalhavam na central e em um complexo residencial próximo, situado na região de Tiguenturin, a 40 quilômetros da cidade mais próxima, In Aménas.

O ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Eamon Gilmore, confirmou a presença de um cidadão irlandês entre o grupo de trabalhadores sequestrados hoje na Argélia.

Publicidade

No entanto, as fontes citadas pela agência argelina não fazem nenhuma menção sobre este assunto. As informações sobre os supostos sequestros e a atual situação na região é bastante confusa.

Segundo o jornal "El Watan", que cita testemunhas, dois franceses e um japonês teriam sido sequestrados nas instalações administradas pela Sonatrach, BP e Statoil.

O jornal afirmou que os terroristas levaram os reféns em um veículo. A publicação também informou que dois britânicos que trabalhavam como segurança morreram no ataque. Os terroristas teriam sotaque líbio.

A província de Ilizi, na fronteiriça com a Líbia, já foi cenário em janeiro do ano passado do sequestro do então governador Mohammed Laid Jelfi, que foi resgatado em território líbio por forças de segurança desse país