O Ministério da Saúde confirmou na noite de ontem dois novos casos de contaminação pelo vírus A H1N1 no Brasil. Com eles, sobe para oito o número de infectados no país.
Em um dos casos, no Rio de Janeiro, a contaminação aconteceu já em solo brasileiro. Foi a segunda transmissão deste tipo no país. Assim como no primeiro caso, o paciente que contraiu o vírus teve contato com o primeiro infectado no estado (um jovem que havia chegado recentemente de viagem ao México). O Ministério não forneceu mais informações a respeito do paciente.
O outro caso foi registrado no Rio Grande do Sul. A pessoa esteve em viagem a diversos países da Europa, como Espanha e Itália (dois dos mais afetados pelo vírus). Com o paciente da Região Sul, eleva-se para cinco o número de estados brasileiros com casos de gripe A H1N1.
O campeão em registros é o Rio de Janeiro (três infectados), seguido por São Paulo (dois casos). Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm um caso confirmado cada.
Paraná
Entre o fim de sábado e início de domingo, exames laboratoriais descartaram três dos quatro casos suspeitos de contração do A H1N1 no Paraná. Porém, três novos possíveis infectados foram registrados no Estado, mantendo em quatro o número de casos suspeitos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
Dois dos registros mais recentes são de Curitiba. Na capital, duas mulheres uma jovem e outra adulta apresentaram os sintomas da doença. Ambas vieram recentemente de viagem aos Estados Unidos. Elas aguardam os resultados dos exames em isolamento domiciliar. O outro caso suspeito é de Londrina. Uma mulher adulta, que esteve na Espanha e Nigéria, também foi internada com a suspeita da nova gripe. Na tarde de domingo, no entanto, ela recebeu alta e aguarda o resultado dos exames em casa.
Os novos casos somam-se à outra paciente de Londrina, que também apresentou sintomas da doença e foi internada na sexta-feira. Ela ainda aguarda a confirmação ou descarte da doença no Hospital Universitário (HU) de Londrina.
Apesar das novas suspeitas, três casos foram descartados no fim de semana. Segundo a Sesa, exames apontaram a inexistência da doença em três pacientes de Curitiba duas crianças e um adulto. Com os novos números, 16 casos já foram descartados no Estado desde o anúncio do surgimento da nova gripe.