Pesquisa da rede de notícias dos Estados Unidos CNN constatou que mais de dois terços dos americanos não acham que Biden mereça um novo mandato. Realizada durante o mês de março, a pesquisa foi divulgada na última segunda-feira (3) – e, portanto, não teria sofrido influência do resultado da votação do Tribunal Criminal de Manhattan, que decidiu pela acusação do ex-presidente Donald Trump em um caso que envolve um suposto pagamento de suborno a uma atriz pornô.
Apenas 32% dos entrevistados disseram que o presidente merece um segundo mandato na Casa Branca, enquanto 67% disseram que Biden não merece ser reeleito. Quanto à análise do presidente à frente do governo, a pesquisa demonstra desaprovação de Biden por 57% do eleitorado, contra a aprovação de 42%.
O desempenho do presidente norte-americano vem caindo nas últimas pesquisas. Na hipótese de uma reeleição, em dezembro de 2022, 37% dos entrevistados acreditavam que Biden deveria emplacar um novo mandato, enquanto 62% acreditavam que não deveria. Sobre a aprovação do governo, a evolução da pesquisa seguiu tendência semelhante. Na pesquisa anterior, 45% dos eleitores afirmavam aprovar o governo, enquanto 55% diziam desaprovar. A diferença, entretanto, estaria dentro da margem de erro da pesquisa.
Temas específicos também foram tratados na pesquisa, como a capacidade do presidente em lidar com as questões de imigração, economia e política de armas. Apenas 35% dos entrevistados demonstraram aprovar as políticas do governo quanto ao primeiro tema, enquanto 37% empataram em demonstrar satisfação com os outros dois.
No assunto segurança nacional, Biden tem aprovação de 44% do eleitorado, enquanto 40% aprovam as relações que os Estados Unidos vêm mantendo com a China. A maior aprovação de Biden é no tema de política ambiental, em que o presidente obtém avaliação positiva de 46% da população. Mesmo assim, a maioria dos estadunidenses desaprova o desempenho do governo no tema (52%).
Quando questionados sobre quem deveria substituir o atual presidente, a maioria dos democratas e independentes inclinados para o partido democrata (69%) responderam “apenas alguém além de Joe Biden”. Entre os que especificaram um nome, a principal escolha foi pelo senador Vermont Bernie Sanders, que obteve 5% das respostas.
O secretário de Transporte Pete Buttigieg foi o segundo mais citado, com 4% das menções, e a vice-presidente Kamal Harris e a ex-primeira-dama Michelle Obama empataram em terceiro lugar, com 3% das respostas dos entrevistados.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink