Apenas 32% dos norte-americanos acreditam que o presidente Joe Biden mereça a reeleição.| Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO
Ouça este conteúdo

Pesquisa da rede de notícias dos Estados Unidos CNN constatou que mais de dois terços dos americanos não acham que Biden mereça um novo mandato. Realizada durante o mês de março, a pesquisa foi divulgada na última segunda-feira (3) – e, portanto, não teria sofrido influência do resultado da votação do Tribunal Criminal de Manhattan, que decidiu pela acusação do ex-presidente Donald Trump em um caso que envolve um suposto pagamento de suborno a uma atriz pornô.

CARREGANDO :)

Apenas 32% dos entrevistados disseram que o presidente merece um segundo mandato na Casa Branca, enquanto 67% disseram que Biden não merece ser reeleito. Quanto à análise do presidente à frente do governo, a pesquisa demonstra desaprovação de Biden por 57% do eleitorado, contra a aprovação de 42%.

O desempenho do presidente norte-americano vem caindo nas últimas pesquisas. Na hipótese de uma reeleição, em dezembro de 2022, 37% dos entrevistados acreditavam que Biden deveria emplacar um novo mandato, enquanto 62% acreditavam que não deveria. Sobre a aprovação do governo, a evolução da pesquisa seguiu tendência semelhante. Na pesquisa anterior, 45% dos eleitores afirmavam aprovar o governo, enquanto 55% diziam desaprovar. A diferença, entretanto, estaria dentro da margem de erro da pesquisa.

Publicidade

Temas específicos também foram tratados na pesquisa, como a capacidade do presidente em lidar com as questões de imigração, economia e política de armas. Apenas 35% dos entrevistados demonstraram aprovar as políticas do governo quanto ao primeiro tema, enquanto 37% empataram em demonstrar satisfação com os outros dois.

No assunto segurança nacional, Biden tem aprovação de 44% do eleitorado, enquanto 40% aprovam as relações que os Estados Unidos vêm mantendo com a China. A maior aprovação de Biden é no tema de política ambiental, em que o presidente obtém avaliação positiva de 46% da população. Mesmo assim, a maioria dos estadunidenses desaprova o desempenho do governo no tema (52%).

Quando questionados sobre quem deveria substituir o atual presidente, a maioria dos democratas e independentes inclinados para o partido democrata (69%) responderam “apenas alguém além de Joe Biden”. Entre os que especificaram um nome, a principal escolha foi pelo senador Vermont Bernie Sanders, que obteve 5% das respostas.

O secretário de Transporte Pete Buttigieg foi o segundo mais citado, com 4% das menções, e a vice-presidente Kamal Harris e a ex-primeira-dama Michelle Obama empataram em terceiro lugar, com 3% das respostas dos entrevistados.