Menos da metade de todos os refugiados de Nova Orleans, an Louisiana, vivendo em abrigos de emergência em Houston pretendem voltar para casa, mas dois terços dos desabrigados pelo furacão Katrina planejam fixar residência na cidade do Texas, revelou uma pesquisa realizada pelo jornal "Washington Post", a Henry J. Kaiser Family Foundation e a Escola de Saúde Pública de Harvard. Houston foi destino de milhares de pessoas que fugiram da fúria do Katrina na Louisiana.

CARREGANDO :)

A ampla investigação mostrou que esses sobreviventes da tragédia que se abateu sobre o Sul dos EUA continuam física e emocionalmente abalados, mas intactos. Eles rezaram para que Deus e a Guarda Costeira os salvassem do furacão, mas duas semanas depois da tormenta, quase metade deles ainda procura informações sobre parentes e amigos que podem não ter tido a mesma sorte.

Muitos já sabem que não têm casa à qual voltar. A esmagadora maioria não tem seguro que cubra suas perdas. Poucos têm contas bancárias disponíveis ou cartões de crédito que funcionem. Mesmo assim, nove em cada dez desabrigados se disseram esperançosos com o futuro. Enquanto metade disse se sentir deprimido sobre o que a aguarda pela frente, apenas um terço dos refugiados afirmou mestar com medo.

Publicidade

"Estou estabelecendo metas para mim mesmo, e estou pronta para atingi-las", disse ao "Washington Post" Lakisha Morris, de 30 anos, que passou duas noites em uma rodovia interestadual antes de ser levada de ônibus a Houston. Ela disse querer começar seu próprio negócio em Houston, possivelmente uma creche para crianças de refugiados como ela.