Após a tempestade Harvey ter atingido o território norte-americano na noite de sexta-feira (26), o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a reagir de maneira controversa no twitter em relação a tragédias e grandes acontecimentos. Este é o primeiro desastre natural do governo de Trump, por isso muitas pessoas estão atentas à maneira como ele reage.
Na rede social em que tem quase 37 milhões de seguidores, ele publicou a seguinte declaração: “Uau - agora os especialistas estão chamando #Harvey da maior inundação em 500 anos! Nós temos todo o esforço indo e indo bem!”. Muitos seguidores se mostraram espantados sobre a declaração de Trump.
O presidente publicou a mensagem enquanto está em Camp David, mas promete voltar à Casa Branca ainda neste domingo (27), para depois viajar ao Texas. Sobre isso, alguns seguidores reagiram de maneira irônica: “Uau - agora os especialistas estão chamando #Harvey da maior inundação em 500 anos! Estou de férias em Camp David para lidar com isso!”. E até: “Você me deixa doente! Por que você está ficando entusiasmado sobre o fato de que esta é uma tempestade horrível?”.
Leia também: Papel higiênico com tweets de Donald Trump faz sucesso e esgota
Outra publicação recente feita pelo presidente norte-americano reagia ao atentado terrorista em que uma van atropelou centenas de pessoas em Barcelona, pelo menos 15 morreram. Ele publicou que as pessoas deveriam estudar o que o general Pershing, dos EUA, fez aos terroristas quando os pegou, numa referência a uma lenda sobre a qual o general americano John J. Pershing teria mergulhado projéteis em sangue de porco antes de matar opositores islâmicos nas Filipinas. “Não teve mais terror radical islâmico por 35 anos!”, escreveu.
Trump ingressou no Twitter em 2011 e, se suas primeiras publicações já repercurtiam naquela época, agora atraem muito mais holofotes. Mesmo com apenas 140 caracteres, o presidente norte-americano consegue se envolver em polêmicas por causa de seus tuítes. Recentemente, o New York Times detectou o que considera ser a fraqueza pessoal do presidente: “Seu vício é o Twitter”.
Cansada das reações de Trump, uma ex-espiã da CIA promoveu até uma vaquinha online na tentativa de comprar o Twitter e banir o presidente norte-americano da rede social.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”