O empresário ucraniano Oleksiy Vadatursky, proprietário da maior empresa de comércio de cereais do país, morreu na noite de sábado (30) na cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, como resultado de um bombardeio russo, anunciaram fontes locais.
O diretor-geral da empresa Nibulon e sua esposa, Raisa Mykhailivna, "morreram de forma trágica" como resultado de um ataque russo, disse o chefe da administração militar da região, Vitaliy Kim.
Vadatursky, que foi condecorado como "Herói da Ucrânia", fez muito pela província de Mykolaiv e pela Ucrânia, disse o governador em uma mensagem no Telegram.
"Sua contribuição para o desenvolvimento da agroindústria e dos estaleiros, para o desenvolvimento da região, é incalculável", concluiu.
Antes da confirmação oficial do governador, o jornal "Ukrainska Pravda" já havia noticiado a morte do empresário e sua esposa devido ao impacto de um projétil russo contra sua casa.
De acordo com as autoridades ucranianas, os ataques de ontem à noite também danificaram um hotel, duas escolas, um complexo esportivo e um posto de combustível na cidade.
Vadatursky, de 74 anos, era um dos homens mais ricos do país, às vezes apelidado de oligarca, e segundo uma estimativa da revista "Forbes" de 2020, tinha uma fortuna avaliada em US$ 450 milhões.
Sua empresa, a Nibulon, exportou em 2021 um recorde de 5,64 milhões de toneladas de produtos agrícolas, principalmente milho, trigo e cevada, para um total de 38 países.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara