A explosão que destruiu um prédio na manhã desta segunda-feira em Nova York pode ter sido causada de propósito pelo dono do imóvel, o médico Nicholas Bartha.
Fontes policiais e o próprio chefe do Corpo de Bombeiros já disseram à imprensa que suspeitam de um vazamento de gás como causa da explosão. Mas a rede ABC obteve a informação de que o médico explodiu o imóvel de três andares como parte de uma tentativa de suicídio que ele bolou para evitar, de quebra, que a mulher de quem está se divorciando obtivesse parte do dinheiro com a venda da propriedade.
O médico e sua esposa estão envolvidos num divórcio complicado, diz a TV. Um e-mail do médico, citado pelo chefe do Corpo de Bombeiros, menciona o processo do divórcio e a vontade de se matar e explodir o imóvel.
Policiais, investigadores do esquadrão de bomba e integrantes do Escritório de Administração de Emergência de Nova York confirmaram que a causa do colapso do prédio foi uma explosão no sistema de abastecimento de gás.
O médico sobreviveu à explosão e está hospitalizado, em estado grave. Possivelmente, ele era a única pessoa que estava no prédio.