O uso de medicamentos normalmente receitados para controle de hipertensão pode substituir a cirurgia e reduzir o risco de mortalidade em pessoas com estreitamento da aorta, por calcificação. Pesquisadores canadenses, liderados pelo professor Philippe Pibarot, da Laval University e presidente de pesquisas em doenças da válvula do coração do Quebec Heart and Lung Institute, fizeram uma exposição da descoberta no Congresso Canadense de Cardiologia. O estreitamento da aorta é a condição responsável por algo entre 10 mil e 15 mil mortes na América do Norte todo ano, e por cerca de 80 mil cirurgias cardíacas anualmente.
Pibarot disse que uma válvula cardíaca normal é "macia e fina, como uma fatia de tomate", mas, com a doença, a válvula torna-se "endurecida e estreitada (assemelhando-se a uma couve-flor)". Isto porque os depósitos de cálcio alteram a forma da válvula. Isto impede a abertura correta e cria uma "sobrecarga de pressão" perigosa dentro do coração. A suposição era que a estenose aórtica seria uma doença degenerativa relacionada com o envelhecimento e o desgaste acumulado numa válvula cardíaca. Mas estudos recentes indicaram que a estenose aórtica tem alguns fatores genéticos e depende de um estilo de vida que favorece a obesidade.
Pibarot e colegas acompanharam 340 pacientes com estenose aórtica, 73% dos quais também tinham algum grau de hipertensão. E 34% estavam tomando inibidores da ECA, uma droga contra a hipertensão, 16% estavam ingerindo receptores de bloqueadores de angiotensina, uma outra droga para combate à hipertensão e 50% estavam em nenhuma medicação para prevenir hipertensão.
Em comparação com os indivíduos que estavam sem nenhuma medicação, aqueles que estavam tomando inibidores da ECA tiveram estreitamento menor de sua válvula. Entre os pacientes que tomavam receptores de bloqueadores de angiotensina, a doença diminuiu consideravelmente. O processo de estreitamento foi três vezes mais lento do que nos indivíduos que não estavam tomando medicamento algum, avaliou o medico canadense.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp