Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relatórios

Drones dos EUA causaram mortes de civis

Dois relatórios publicados por organizações não governamentais (ONGs) de defesa dos direitos humanos cobram que os Estados Unidos acabem com o sigilo sobre os ataques executados com aviões teleguiados (drones) no Paquistão e no Iêmen e julguem os responsáveis.

A publicação de relatórios da Anistia Internacional (AI) e da Human Rights Watch (HRW) ocorreu na véspera da reunião em Washington entre o presidente Barack Obama e Nawaz Sharif, primeiro-ministro do Paquistão, o país mais afetado pelos disparos de drones, seguido pelo Iêmen.

A Casa Branca negou que os ataques violem leis internacionais. "As operações de contraterrorismo dos EUA são precisas, legais e eficazes", disse o porta-voz Jay Carney. Desde 2004, entre 2 mil e 4,7 mil pessoas, incluindo centenas de civis, segundo diferentes avaliações, morreram em quase 300 ataques de drones americanos nas zonas tribais do noroeste do Paquistão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.