Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

E-mails relatam que Chávez tem entre 1 e 2 anos de vida

O presidente Hugo Chávez desfilou em carro aberto em Caracas antes de viajar para Cuba, na última sexta-feira | Juan Barreto/AFP
O presidente Hugo Chávez desfilou em carro aberto em Caracas antes de viajar para Cuba, na última sexta-feira (Foto: Juan Barreto/AFP)

Os médicos russos e cubanos que atenderam o presidente venezuelano, Hugo Chávez, em junho do ano passado deram a ele entre um e dois anos de vida, divulgaram on­­tem os jornais espanhóis Pú­­blico e El País a partir de documentos re­­velados pelo WikiLeaks.

O site WikiLeaks teve acesso a milhares de e-mails da Stratfor Global Intelligence, uma empresa americana privada de segurança.

Chávez está em Cuba desde sexta-feira, onde foi submetido a uma nova cirurgia para retirada de uma lesão na mesma região da qual foi extraído um tumor cancerígeno em junho.

Pelos e-mails, uma mensagem de 5 de dezembro enviada por George Friedman, fundador da Stratfor, para a diretora de análise da em­­presa revela as críticas da equipe médica russa sobre o primeiro tra­­tamento de Chávez em junho de 2011, quando ele foi ope­­rado de um abscesso pélvico em Ha­­va­­na. As informações partiram de uma fonte que trabalha com Is­­rael.

Os médicos russos disseram que os cubanos não têm equipamentos apropriados para tratar Chávez e os acusaram de terem feito uma "cirurgia incorreta" da primeira vez para tentar extrair o tu­­­mor, acrescenta o El País.

Poucos dias depois, esta equipe russa foi encarregada de fazer a segunda intervenção de "limpeza" na região pélvica, de onde foi re­­tirado um tumor. "É por isso que os russos dão menos de um ano de vida ao líder enquanto os cubanos dois", acrescenta a informação.

O informante detalha – ainda de acordo com o e-mail – que o tumor de Chávez começou com o surgimento de um volume "perto da próstata e que se estendeu pa­­ra o cólon". Conforme fontes médicas confiáveis, o câncer se propagou dos nódulos linfáticos até a medula óssea.

O site do jornal espanhol Públi­­co também traz a mesma informação do WikiLeaks e ressalta que a citada equipe médica ga­­rante que o câncer de Chávez "se estendeu para os nódulos linfáticos e a medula espinhal".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.