A descoberta de evidências que apontam para água líquida na superfície de Marte é o grande assunto para profissionais e fãs da exploração espacial no mundo todo. Nesta segunda-feira (28), logo após o anúncio oficial da novidade, cientistas da Mars Reconnoissance Orbiter (MRO), equipe responsável pela missão ao “Planeta Vermelho”, responderam a perguntas de internautas no site sobre tecnologia “Reddit”.
Entre os temas, perguntas sobre a possibilidade de vida no planeta e qual seria o procedimento caso isso se confirmasse. Confira as perguntas e respostas mais interessantes:
De quanta água estamos falando? É como água vazando quando não fechamos direito a torneira ou é como as cataratas de Niágara?
Água vazando da torneira [embora estimativas apontem pelo menos 100 milhões de litros, em uma grande área, ela escorre em finas camadas de 1 cm pela superfície].
É possível existir vida marciana já que a água é líquida em apenas um certo período do ano?
É possível. Nós conhecemos formas de vida que hibernam durante algumas estações do ano na Terra. A água que vemos [em Marte] é salgada. Água salgada pode ser perigosa para a vida. Um ponto importante é que não sabemos o que a vida terráquea pode fazer com a vida em outros mundos. Por isso, limpamos muito cuidadosamente a nossa sonda [a Curiosity, sonda que explora o planeta, saiu da Terra levando pelo menos 377 tipos de micróbios, apesar das várias tentativas de esterilizá-la].
Se a sonda Curiosity viajar até o local onde foi detectado água, qual seria o procedimento para determinar se há possibilidade de vida em Marte?
A sonda Curiosity não tem instrumentos de detecção de vida. Ela poderá apenas confirmar se a água líquida estava presente e por quanto tempo permaneceu líquida.
Qual é o procedimento caso se encontre vida em Marte? As pessoas serão alertadas? Quem será informado primeiro?
A informação vaza para o público rapidamente. Se uma de nossas missões encontrar vida, notificaremos a direção da Nasa imediatamente. Ela definirá os procedimentos para informar o governo norte-americano e a população.
Quanto tempo mais levaremos até de fato pensar em enviar humanos à Marte?
Atualmente, a Nasa estuda a possibilidade de enviar humanos aos arredores de Marte no começo da década de 2030. Neste cenário, os primeiros humanos pisariam no planeta no fim daquela década.
Por que as pessoas normais deveriam se importar com esta descoberta recente? O que ela significa para a Ciência e para a exploração espacial?
Água líquida, mesmo muito salgada, ainda é um bom lugar para procurar por formas de vida. Nós não sabemos como a vida marciana mais robusta (se é que ela existe) poderia se parecer. Além disso, água em qualquer forma é uma fonte que futuras missões podem explorar.
Qual é o próximo passo?
O próximo passo é procurar por mais locais de onde água salgada por fluir. Nós analisamos 3% de Marte com resolução alta o suficiente para encontrar estes pontos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura