Um edifício de dez andares que abrigava um apart-hotel na cidade costeira de Villa Gessell, na província de Buenos Aires, desabou na madrugada desta terça-feira (29). Uma pessoa, que foi identificada pela polícia como "um idoso", teve a morte confirmada, enquanto outras nove seguem desaparecidas.
O desabamento do Apart-hotel Dubrovnik ocorreu meia hora depois da meia-noite, segundo o jornal Clarín. O chefe da operação de resgate, Hugo Piriz, disse que os bombeiros tiveram contato com uma mulher presa sob os escombros, que disse estar na companhia de outra e que tenta resgatá-las, informou o jornal Perfil.
Os bombeiros buscam por cerca de dez pessoas, que possivelmente estavam no prédio quando cerca de 80% de sua estrutura desabou, além de pessoas que estavam em um prédio próximo que também foi afetado.
O prefeito da cidade, Gustavo Barrera, confirmou que há pessoas presas nos escombros e que ainda não as quantificaram nem sabem como estão. Entre as vítimas, há trabalhadores que atuavam na obra do hotel no momento do desabamento.
Cerca de 100 bombeiros e equipes de emergência trabalham no local, incluindo alguns de cidades vizinhas, como Madariaga e Pinamar. “Estamos comprometidos com o resgate”, disse Barrera ao canal TodoNoticias (TN) e a outros meios de comunicação, como o jornal La Nación.
Segundo a Câmara Municipal de Villa Gesell, a reforma do hotel ocorria de "forma clandestina", sem cumprir a regulamentação local. "Esta obra tinha sido paralisada pelo município em agosto deste ano", informou.
O prefeito da cidade, Gustavo Barrera, afirmou em entrevista ao TN, nesta manhã, que parte do desabamento afetou uma casa vizinha, de modo que algumas das pessoas que procuravam nos escombros poderiam ser moradores do imóvel ao lado.
“Não temos informações certas de que havia pessoas morando no apart. Estimamos que seriam cerca de seis ou sete pessoas. E no prédio ao lado, mais duas ou três pessoas”, disse.
Barreras disse que está em contato com autoridades do governo provincial, tanto com o ministro da Saúde quanto com o ministro da Segurança de Buenos Aires, Javier Alonso, que está no local dos acontecimentos.
Pouco depois das declarações do prefeito, o chefe da operação afirmou que estavam realizando uma busca de oito ou nove pessoas que se encontravam nos três primeiros andares do hotel.
As primeiras imagens mostraram que a torre principal do apart-hotel desabou completamente. Até o momento, os bombeiros não conseguiram resgatar ninguém.
O chefe da operação de resgate, Hugo Piriz, disse ao LN+ que os bombeiros fizeram uma interrupção na operação de remoção de entulhos à espera que alguém dê algum tipo de sinal. “É um trabalho muito árduo e vamos precisar de muitos bombeiros ao longo do dia”, indicou.
Villa Gessell é uma cidade turística, no litoral da província de Buenos Aires, cuja população se multiplica nos meses de verão. Atualmente, primavera no hemisfério sul, não há grande ocupação.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink