Depois de virar o centro da polêmica sobre o vazamento de esquemas de espionagem do governo americano, Edward Snowden agora é personagem de videogame. Um jogo disponível na página gamesonly.com desafia o usuário a ser o ex-técnico da CIA e roubar informações da Agência de Segurança Nacional americana (NSA, na sigla em inglês). A meta é guardar os dados em um pendrive sem ser visto pelas câmeras de segurança ou funcionários do serviço secreto.
Para se esconder, o jogador tem à disposição quadros, bandeiras e cortinas. Ele também pode distrair agentes de segurança jogando doces, evitando ser preso.
Snowden foi responsável pelo vazamento de sistemas de espionagem do governo americano, primeiramente divulgadas pelos jornais "Guardian" e "Washington Post". Segundo ele, a NSA obtinha os registros telefônicos e dados de internet de milhões de pessoas para identificar suspeitos de terrorismo.
A polêmica cresceu após as últimas revelações sobre a espionagem em sedes da União Europeia (UE) e em 38 embaixadas de países aliados. Temendo ser extraditado, Snowden fez um pedido de asilo a 21 países e aguarda alguma resposta positiva, enquanto está abrigado no aeroporto internacional de Moscou.