Alemães temem o pior

CARREGANDO :)

As autoridades alemãs temem que a gripe aviária, detectada em diversas aves encontradas mortas na ilha de Ruegen (nordeste), se propague para outras regiões do país. O medo dos alemães já começa a ter efeitos na organização da Copa do Mundo a menos de quatro meses do início da competição. Alguns políticos e cientistas chegaram a mencionar a possibilidade de cancelar o Mundial de Futebol, que começa em 9 de junho. Depois de pesados investimentos, o governo tenta calar os derroristas e garante que a competição se realizará no país.

Importação barrada

Publicidade

O governo tailandês proibiu a importação, durante 90 dias, de qualquer tipo de ave procedente de sete países europeus que detectaram focos de gripe aviária e que costumam exportar para a Ásia. A determinação afeta Bulgária, Romênia, Alemanha, França, Itália, Áustria e Eslovênia. A informação é do departamento de controle de enfermidades no Ministério de Agricultura. Há dois anos, a Tailândia registra, de forma reiterada, focos de gripe aviária, mas até o momento as autoridades conseguiram controlar a propagação da epizootia. Dos 22 casos humanos detectados no país desde 2004, 14 foram fatais.

Frango na tevê italiana

Para espantar a psicose que tomou conta dos italianos pela chegada da gripe aviária, o apresentador de tevê mais popular do país decidiu comer, na terça-feira, um pedaço de frango, ao vivo. O jornalista Lamberto Sposini, vice-diretor do noticiário Tg5, um dos canais de propriedade do chefe de governo italiano Silvio Berlusconi, exibiu um prato com um frango inteiro, cortou-o e comeu um pedaço diante dos telespectadores. "Vou comer este pedaço de frango para tranqüilizar os italianos", disse. O pânico espalhado pela confirmação de casos de gripe aviária fez o consumo de frango cair 70% no país.

Doença derruba ações

Os produtores de aves estão perdendo popularidade nos mercados financeiros de todo o planeta porque os investidores estão começando a temer as conseqüências da gripe das aves para os papéis do setor, segundo analistas financeiros. Na Malásia, onde a criação de aves emprega milhares de pessoas e concentra milhares de dólares de investimento na bolsa a queda chegou a 30% em quatro pregões. Em Nova Iorque, a ação do grupo norte-americano Pilgrim’s Pride caiu 23,5% em um único dia, no fim de janeiro. Pouco antes, a empresa já havia anunciado a queda de 47% em seu lucro trimestral.

Publicidade