Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Retomada do processo de paz

Egito convoca cúpula regional para apoiar presidente palestino

Cidade de Gaza – O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert; o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas; o presidente do Egito, Hosni Mubarak; e o rei Abdullah II da Jordânia se reunirão na segunda-feira no balneário egípcio de Sharm el-Sheik.

No dia seguinte, Mubarak receberá o rei Abdullah da Arábia Saudita. Eles vão discutir formas de retomar o processo de paz no Oriente Médio e de apoiar o presidente palestino no seu confronto com o grupo fundamentalista Hamas, que tomou na semana passada a Faixa de Gaza das forças de segurança controladas pelo Fatah, facção secular dirigida por Abbas.

O negociador-chefe palestino, Saeb Erekat, disse que Abbas pedirá o reinício do diálogo com Israel, interrompido depois que o Hamas obteve maioria absoluta nas eleições parlamentares de janeiro do ano passado.

"O tempo é a essência", disse Erekat. "Temos de entregar (aos palestinos) o fim da ocupação, um Estado palestino. Se não tivermos esperança, o Hamas exportará o desespero para o povo."

Abbas formou na semana passada um governo de emergência, com um gabinete independente, que na prática governa apenas na Cisjordânia, enquanto o Hamas exerce controle total sobre a Faixa de Gaza. Erekat citou a necessidade de tomar medidas imediatas para aliviar o sofrimento dos palestinos, como levantar os bloqueios militares israelenses na Cisjordânia e repassar cerca de US$ 600 milhões em receita de impostos bloqueada por Israel há um ano e meio, desde que o Hamas chegou ao poder. Com o bloqueio, os funcionários públicos palestinos têm recebido apenas metade de seus salários, quando recebem. Olmert poderá anunciar o desbloqueio durante a cúpula.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.