Os governos do Catar e do Egito, que atuam nas negociações entre Israel e Hamas para libertação de reféns e cessar-fogo, afirmaram nesta segunda-feira (27) que prorrogaram a trégua do conflito por mais dois dias.
“Os esforços egípcio-cataris para prolongar a trégua humanitária na Faixa de Gaza estão, até agora, perto de alcançar uma prorrogação por mais dois dias”, informou, nesta manhã, o diretor do Serviço Estatal de Informação, Diaa Rashwan, que atua como porta-voz do governo egípcio.
Nesta tarde, a diplomacia do Catar confirmou que “um novo acordo foi alcançado para estender a trégua humanitária por mais dois dias na Faixa de Gaza”.
O governo de Israel e o Hamas chegaram ao quarto dia de suspensão temporária dos ataques, em meio a incertezas sobre a prorrogação do cessar-fogo por mais dias, uma possibilidade incluída no acordo firmado na semana passada por ambas as partes. Até agora, o governo israelense não se pronunciou sobre a prorrogação da trégua.
Desde sexta-feira (24), 58 reféns mantidos em cativeiro dentro de Gaza já foram libertados e 117 prisioneiros palestinos foram soltos das prisões israelenses. Uma quarta troca está marcada para esta segunda-feira (27) e Israel já anunciou que recebeu uma lista dos reféns que serão liberados.