Um funcionário do governo do Egito e um parlamentar dos Estados Unidos afirmaram nesta quarta-feira (11) que Israel foi avisado pelos egípcios de que um ataque do Hamas era iminente antes da ofensiva do grupo terrorista deflagrada no último sábado (7).
Um alto funcionário do Egito disse ao jornal The Times of Israel que o serviço de inteligência do país alertou os seus homólogos em Israel que o Hamas estava planejando “algo grande”. Entretanto, o país judaico foi surpreendido com o ataque sem precedentes do grupo terrorista.
O funcionário disse que acredita que o aviso não chegou à cadeia de comando do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Nesta quarta-feira, o deputado republicano Michael McCaul, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos, também disse que Israel recebeu um alerta do Egito antes do ataque do Hamas.
“Sabemos que o Egito avisou os israelenses três dias antes de que um evento como este poderia acontecer”, disse McCaul, em declarações publicadas pela agência France-Presse. “Não quero entrar muito em assuntos confidenciais, mas foi dado um aviso. A questão é em que nível isso se deu.”
Netanyahu tem negado que a inteligência de Israel foi alertada pelo Egito sobre os planos do Hamas. Na segunda-feira (9), seu gabinete descreveu a informação como “fake news completa”.
Direita vê ação contra militares como “cortina de fumaça”; governistas associam caso a Bolsonaro
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
PF diz que Braga Netto foi peça-chave em suposto plano de golpe de Estado
Quem são os secretários escolhidos por Trump para compor o governo dos EUA a partir de 2025