O Egito pode realizar eleições dentro de seis meses, disse neste domingo o embaixador do país nos Estados Unidos, Sameh Shoukry.
Shoukry também disse que o tratado de paz com Israel será mantido. Muitos analistas acreditam que, com a renúncia do presidente Hosni Mubarak, a relação estável do Egito com Israel esteja em risco. "O tratado tem sido benéfico para o Egito há 30 anos ou mais. Obtivemos um dividendo de paz através do tratado. Conseguimos estabelecer segurança e estabilidade na região, e acredito que este seja um dos elementos principais em termos de nossa política externa", disse o embaixador no programa de TV This Week, da rede ABC.
Também na rede ABC, o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, disse que as relações de Israel com Cairo não correm nenhum risco.
Shoukry disse que o Supremo Conselho Militar está efetivamente assumindo as responsabilidades de representar o país interna e externamente. Na rede CBS, Shoukry disse que os militares muito provavelmente deixarão o poder. "Eles indicaram um cronograma bastante específico de seis meses para as eleições parlamentares e presidenciais", disse.
As principais prioridades dos militares são a segurança e a melhoria das condições econômicas do país, disse Shoukry, acrescentando que isso não impede que o processo de reforma siga em frente. O embaixador disse também que a lei do estado de emergência no país será suspensa assim que as manifestações tiverem se estabilizado. As informações são da Dow Jones.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais