O grupo Estado Islâmico (EI) exibiu em uma rua de seu principal reduto na Síria, a cidade de Al Raqqah, ao norte do país, o vídeo em que mostra como aparentemente queimou vivo o piloto jordaniano Moaz al-Kasasbeh, informou nesta quarta-feira a própria organização radical em uma nova gravação audiovisual.
O Escritório de Informação do EI em Al Raqqah publicou na internet um segundo vídeo, intitulado "A alegria dos muçulmanos pela queima do piloto jordaniano", com imagens da projeção em público da execução e declarações de alguns espectadores.
Os jihadistas instalaram uma tela gigante em uma via de Al Raqqah, onde se reuniram vários cidadãos, incluindo crianças, segundo mostra a nova gravação, de quase cinco minutos de duração e cuja autenticidade não pôde ser comprovada.
Em um trecho, os extremistas abordam um menino que diz estar "muito feliz" pela morte do piloto.
"Podem vir que os queimaremos, se Deus quiser", dizia a criança, em resposta a uma pergunta do EI sobre que mensagem queria deixar para os pilotos da coalizão internacional.
Ontem, o EI publicou um vídeo mostrando a suposta execução de Kasasbeh, capturado em 24 de dezembro quando seu avião caiu na província de Al Raqqah enquanto ele participava de uma operação da coalizão internacional contra os terroristas.
Mais cedo, um membro da organização ativista "Raqqa Is Being Slaughtered Silently" (algo como "Al Raqqah está sendo massacrada em silêncio"), Abu Ward, adiantou à Agência Efe em conversa através da internet que os extremistas colocaram telas gigantes nessa cidade para que os moradores assistissem ao vídeo do assassinato de Kasasbeh.
- Ofensiva de Chade e Camarões mata 250 militantes do Boko Haram
- Rei da Jordânia promete guerra "implacável" ao Estado Islâmico
- Estado Islâmico vende, crucifica e enterra crianças vivas, diz ONU
- Para clérigos, forma de execução de piloto jordaniano contraria o Islã
- Principal instituição sunita pede que membros do EI sejam crucificados
- EI diz que usou princípio do "olho por olho" ao queimar piloto jordaniano
- Jordânia executa iraquiana após EI divulgar vídeo de jordaniano queimado vivo
Deixe sua opinião