Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relações Internacionais

“Ele é um ator”, diz Orbán sobre críticas de Zelensky

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, em discurso. (Foto: EFE/ Luis Lidón)

Ouça este conteúdo

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, respondeu neste domingo (27) às recentes críticas formuladas contra ele pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, dizendo que é um advogado e não um ator como o líder ucraniano.

"Sou advogado e trabalho com o conhecimento que acumulei no mundo das leis. Alguém que é um ator só trabalha com o conhecimento que acumulou como ator", disse Orbán à emissora de rádio pública Kossuth.

No entanto, logo após a entrevista, o portal de notícias opositor Telex.hu destacou que, antes de se tornar ator, Zelensky se formou em Direito pela Universidade de Economia de Kiev, enquanto Orbán passou toda sua vida como político e parlamentar.

"Isso significa que na realidade Orbán não passou um único minuto no mundo das leis", acrescentou o portal da oposição.

Em seu discurso online para líderes europeus nesta semana, Zelensky dirigiu-se diretamente a Orbán e pediu-lhe para decidir "de que lado" está em relação à agressão russa.

A Hungria, país-membro da Otan desde 2004, tenta se apresentar neutra nesta crise e não permite o envio de armas ocidentais para a Ucrânia através de seu território. Orbán, que busca seu quarto mandato nas eleições gerais do próximo domingo (3), até agora manteve um relacionamento próximo com o presidente russo, Vladimir Putin.

O partido governante Fidesz acusa a oposição, uma ampla coalizão da esquerda à direita, de querer arrastar a Hungria para o envolvimento na guerra da Ucrânia. Embora suas relações com a Rússia, especialmente no setor de energia, tenham sido excelentes até agora, as relações com Kiev são tensas há anos, pois Budapeste acusa o país de discriminar a minoria húngara em seu território.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.