Nova Iorque Elefantes usam as patas para "ouvir" chamados de membros de outras manadas, segundo pesquisadores dos Estados Unidos. Os cientistas dizem, também, que os animais são capazes de discernir entre os chamados e reagem de forma diferente de acordo com quem está chamando.
Segundo artigo da revista científica New Scientist, as conclusões são de um estudo da pesquisadora Caitlin O'Connell-Rodwell e sua equipe, do Centro Médico da Universidade Stanford, na Califórnia.
O estudo diz que os elefantes emitem sons de baixa freqüência para se comunicar com outras manadas que estão a vários quilômetros de distância.
Os sons fazem o chão tremer, e os pesquisadores suspeitavam de que esses tremores poderiam cumprir um papel na comunicação.
Os pesquisadores gravaram chamados de alerta emitidos por elefantes na Namíbia e no Quênia quando havia leões por perto. Depois, tocaram as gravações perto de uma manada na Namíbia. Quando sentiram as ondas emitidas originalmente pela manada da própria Namíbia, os elefantes logo reagiram: ficaram paralisados e depois se agruparam, com os bebês no meio dos animais mais velhos.
Porém, aparentemente, quanto mais distante era o local onde vive a manada cujo chamado estava sendo tocado pelos pesquisadores, menos forte era a reação dos animais.
Os chamados emitidos por manadas no Quênia, por exemplo, receberam menos atenção dos elefantes na Namíbia.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp