Gordon Brown, David Cameron e Nick Clegg, os três candidatos a governar o Reino Unido pelos próximos cinco anos, se enfrentam hoje em um inédito debate na tevê britânica, que deve acirrar o que a mídia local considera a eleição mais importante em 13 anos.
Pela primeira vez também, twitteiros comentarão em tempo real as respostas do premiê trabalhista, de seu adversário conservador e do azarão liberal democrata. Não deixa de ser uma emulação da campanha americana e uma tentativa de controlar o resultado do debate ecoando a vitória de seu candidato preferido.
O confronto é o primeiro de três e será transmitido pela rede ITV, às 16h30 (horário de Brasília). O tema será política doméstica.
O próximo, dia 22, é na Sky News, de Rupert Murdoch, quando os candidatos discutirão política externa. No dia 29, uma semana antes da eleição, os eleitores poderão assistir pela emissora BBC um debate sobre a economia o ponto mais importante desta eleição, usado por Brown como bandeira para continuar no cargo após os indicadores mais recentes mostrarem que a recuperação britânica é uma das mais sustentáveis da Europa.
Foi esse desempenho recente que levou Brown a se aproximar de Cameron que passou meses com dois dígitos de vantagem nas pesquisas. Agora é de 3 e 9 pontos (conforme a pesquisa) a diferença conservadora sobre os trabalhistas (o povo elege a sigla para o Parlamento, e os parlamentares costumam apontar o líder da maior bancada como premiê).
Cada debate terá de 85 a 90 minutos, sem comerciais, e ocorrerá em um lugar diferente do país, com base em um conjunto de regras interminável após meses de discussão, ainda na noite de ontem os partidos negociavam detalhes finais e assentos na plateia.