- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a "eleição" do ditador Maduro para mais um mandato na Venezuela
*) O desfecho da “eleição” venezuelana não chega a surpreender. Um Conselho Nacional Eleitoral dominado pelo chavismo anunciou uma vitória do ditador Nicolás Maduro com 51,2% dos votos, contra 44,2% de Edmundo González Urrutia, da Plataforma Unitária Democrática (PUD).
É claro que, imediatamente, houve reações pelo mundo. Líderes da Argentina, do Uruguai, do Chile, da Colômbia, entre outros, já anunciaram sua desconfiança em relação à lisura e a transparência de todo o processo.
Até o momento em que este programa está sendo gravado, o presidente Lula ainda não falou especificamente sobre o tema. Na manhã da segunda-feira (29), o Itamaraty afirmou, em nota, que aguarda "a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) de dados desagregados por mesa de votação" das eleições presidências no país neste domingo (28) para se posicionar sobre o pleito.
Representantes de organizações independentes afirmam que autoridades venezuelanas detiveram 46 pessoas de forma arbitrária, e que pelo menos uma pessoa morreu vítima da violência de grupos pró-regime.
O Editor da equipe de Ideias, da Gazeta do Povo, Gabriel de Arruda Castro, escreveu sobre esse tema. É ele o convidado deste episódio do podcast 15 Minutos.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; sonorização: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.