• Carregando...

Os 275 deputados que devem ser eleitos hoje vão escolher o primeiro-ministro que substituirá o xiita Ibrahim al Jaafari nos próximos quatro anos. Entenda do processo:

Como serão divididas as vagas?Do total, 230 vagas serão preenchidas de forma direta (pelos candidatos e partidos mais votados). As outras 45 seguirão o sistema de "compensação’’: serão entregues a partidos pequenos não conseguirem vagas na votação provincial. A Constituição prevê que mulheres preencham 25% dos assentos.

Quem pode votar? 15 milhões dos 26 milhões de iraquianos aptos a votar, mas o voto é facultativo.

Quem concorre?Há 7.648 candidatos inscritos por 231 partidos, coalizões ou de forma independente.

O que representa a eleição? É a terceira votação do ano para os iraquianos. Em janeiro, eles elegeram uma assembléia interina e, em outubro, participaram de um referendo que aprovou a Constituição. Mas é a primeira vez que o país elegerá parlamentares para um governo de quatro anos desde a queda de Saddam, em 2003.

Como ficam os EUA?Embora a ocupação tenha terminado oficialmente em junho de 2004, os EUA ainda mantêm militares no país e têm fortes vínculos com o governo interino. A eleição de hoje é o passo mais importante até agora para que os iraquianos ganhem autonomia plena e os EUA possam deixar o país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]