Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Resultados parciais

Apuração ainda está em andamento nos EUA. Confira os principais estados

contagem votos eua
Funcionário eleitoral do Condado de Clark verifica as cédulas de correio no Departamento Eleitoral do Condado de Clark em 7 de novembro de 2020 em North Las Vegas, Nevada (Foto: Ethan Miller/Getty Images/AFP)

Ouça este conteúdo

A apuração dos votos das eleições dos Estados Unidos ainda está em andamento, enquanto o presidente Donald Trump está movendo diversos processos para pedir recontagens e contestar resultados nos estados mais importantes da corrida eleitoral. Confira como está a situação da contagem nesta quarta-feira.

Carolina do Norte: 99% das urnas foram apuradas. O presidente Donald Trump está à frente, com 49,94%, e o democrata Joe Biden está com 48,6%. O Decision Desk HQ está projetando uma vitória de Trump, mas o estado ainda está recebendo cédulas de votação até 12 de novembro – se elas tiverem sido enviadas pelo eleitor até 3 de novembro. Na noite de terça-feira, cerca de um milhão de votos por correio já haviam sido contados. O estado recebeu solicitação de 1,116 milhão de cédulas para votação pelo serviço postal. Na corrida pelo Senado, a imprensa projeta que os republicanos ganharam um assento com a vitória do senador Thom Tillis sobre o adversário democrata Cal Cunningham.

Arizona: 99% das urnas apuradas. A Associated Press já projeta uma vitória de Joe Biden no estado, mas Trump está diminuindo a vantagem do democrata, que agora é de 12 mil votos. O Arizona não permite que os candidatos solicitem recontagens, mas uma recontagem automática é feita se a diferença entre eles for de 200 votos ou menos, ou um décimo de 1% do número de votos somados dos dois candidatos – o que neste momento seria algo em torno de 3.300 votos.

Geórgia: A vantagem de Biden continua aumentando, com a apuração dos votos pelo correio ainda em andamento. Ontem era de 10 mil e hoje já é de 14 mil. A diferença percentual entre eles é de apenas 0,3 ponto percentual. O secretário de Estado da Geórgia, o republicano Brad Raffensperger ordenou a recontagem manual dos votos da corrida presidencial. O trabalho será exaustivo, já que quase 5 milhões de pessoas votaram. As corridas pelas duas cadeiras do Senado acabaram empatadas e um segundo turno será realizado em janeiro.

Pensilvânia: uma vitória de Joe Biden já foi projetada por vários meios de comunicação, mas a apuração continua em andamento. Assim como na Geórgia, a vantagem do democrata está aumentando diariamente: passou de 45 mil para 49 mil entre ontem e hoje. Em percentual a diferença permanece em 0,7 ponto. A lei da Pensilvânia exige uma recontagem quando a margem é menor ou igual a 0,5% do total dos votos - o que ainda não é o caso -, mas certos condados podem optar por recontar se houver uma discrepância verificada.

Outra novidade em relação à apuração na Pensilvânia é que o estado recebeu apenas 10 mil votos por correio entre 4 e 6 de novembro. A Suprema Corte do estado permitiu que as autoridades eleitorais recebessem votos por correio até 6 de novembro. A decisão foi contestada pelos republicanos e está para ser decidida pela Suprema Corte do país. A Pensilvânia também está em processo de revisão de cerca de 94 mil cédulas provisórias, que são distribuídas quando há dúvida sobre a elegibilidade de um eleitor para votar.

Nevada: Biden venceu em Nevada, segundo projeção da AP, mas até agora só 92% dos votos foram apurados. A vantagem em relação a Trump é de 36 mil votos. No estado, um candidato perdedor pode solicitar uma recontagem dentro de três dias após a apuração em todo o estado. Esse candidato precisa pagar pela recontagem, mas o dinheiro é devolvido se a recontagem alterar os resultados em favor do candidato solicitante.

Alasca: A AP e outros veículos de imprensa projetam a vitória de Trump no estado. Até o momento 75% das urnas foram apuradas, mas a diferença entre ele e o democrata é de de mais de 17 pontos percentuais. Trump tem 148 mil votos e Biden, 102 mil. Os republicanos também levaram uma cadeira no Senado que estava em disputa no estado - neste momento eles têm 50 das 100 vagas da Câmara Alta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.