Taipé (AE-AP) As eleições municipais de Taiwan, realizadas ontem, terminaram sem incidentes e teve uma participação de voto próxima a 70%, segundo estimativas preliminares. Mais de 13,6 milhões de taiwaneses foram convocados a 12.000 colégios eleitorais localizados em 21 cidades e distritos de Taiwan e nas ilhas de Kinmen, Matsu e Pescadores para escolher 23 prefeitos, 901 vereadores municipais e 319 chefes de povos.
O presidente do governante Partido Democrata Progressista (PDP), Seu Tseng-chang acusou o prefeito de Taipé e presidente do Partido Kuomintang (KMT), Ma Ying-jeou, de fazer propaganda eleitoral ao acompanhar vários candidatos opositores a votar.
Enquanto isso, o primeiro-ministro, Frank Hsieh, ressaltou a normalidade e limpeza com que se desenvolveram as eleições e afirmou que "apesar da dura concorrência, foram registrados poucos casos de corrupção".
A polícia taiwanesa esteve todo o tempo de prontidão para intervir nos arredores das sedes dos candidatos a prefeito do distrito de Taipé, onde o fragor da luta eleitoral era especialmente tenso, e para evitar que os ânimos se exaltem e aconteçam episódios de violência.
Embora a oposição tenha começado como favorita, até o fechamento dessa edição luta estava muito igual e muitos resultados não ficarão claros até a apuração do último voto, que a Comissão Central Eleitoral espera finalizar nesta segunda-feira.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião