Ouça este conteúdo
Pesquisas de boca de urna da emissora americana NBC mostram que a confiança dos eleitores latinos em Donald Trump atingiu um recorde histórico de 45%, 13 pontos a mais do que nas eleições de 2020, quando ele perdeu o pleito para o democrata Joe Biden.
Esse crescimento de Trump fez com que o presidente eleito ultrapassasse o apoio dado a outro presidente republicano em 2004, George W. Bush, que na época recebeu 44% dos votos latinos nos EUA.
As pesquisas apontaram que houve uma variação de votos entre eleitores latinos nos últimos anos. Em 2012, a esquerda conquistou uma esmagadora vitória entre o eleitorado, com 71% dos latinos votando no ex-presidente democrata Barack Obama. Já em 2016, foi notado um apoio menor para Hilary Clinton, que ficou próximo de 66%. Já Biden recebeu em 2020 65% de apoio.
Segundo a NBC, Harris teve um desempenho inferior ao do atual presidente em todos os estados-pêndulo, com exceção de Wisconsin. Seus piores resultados ocorreram no Michigan, onde teve 35% de apoio contra 59% de Biden, em 2020. Na Pensilvânia, 57% dos eleitores latinos foram favoráveis à democrata (Biden chegou a 78% em 2020).
A imprensa americana atribui o aumento da confiança em Donald Trump à insatisfação dos eleitores com a economia, principalmente em relação ao alto custo de alimentação e da moradia no país.