Santiago (AFP) – O presidente chileno, Ricardo Lagos, teve uma ilustrativa demonstração de apoio ontem, quando votava nas eleições presidenciais para indicar seu sucessor. Uma multidão entusiasmada pedia sua volta nas eleições de 2010. "Dois mil e dez, dois mil e dez!", gritava parte dos eleitores do lado de fora do Instituto Superior de Comércio, no centro de Santiago, confirmando os altos índices de aprovação de Lagos, um economista e advogado socialista de 67 anos.

CARREGANDO :)

Lagos apóia a socialista Michelle Bachelet, que enfrenta o empresário de direita Sebastián Piñera no segundo turno das eleições chilenas. O presidente votou e mostrou o polegar pintado de azul para os centenas de fotógrafos e jornalistas que o acompanhavam.

"Esta vai ser uma grande festa democrática, como é tradição no Chile", disse o presidente ao sair da seção. "Esta noite poderemos ficar orgulhosos de ter uma nova liderança que surge no Chile", afirmou o presidente, em meio aos gritos de "Bachelet", sua ex-ministra da Defesa. Lagos, cuja popularidade atinge os 75%, segundo pesquisas recentes, deverá falar à Nação na noite deste domingo, assim que forem divulgados os resultados da eleição. Com Lagos, o Chile teve três mandatos socialistas, depois da queda da ditadura, em 1990.

Publicidade