A rainha Elizabeth II, que subiu ao trono com apenas 25 anos quando seu país lutava para se recuperar da devastação da Segunda Guerra Mundial, faz história nesta quarta-feira (9), quando se torna a monarca com o reinado mais longo do Reino Unido.
Por volta das 17h30 (13h30 em Brasília), Elizabeth, que agora com 89 anos também é a monarca mais velha do país, vai ultrapassar os 63 anos, 7 meses, 2 dias, 16 horas e 23 minutos de reinado da sua tataravó, a rainha Victoria.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, fez homenagens à rainha.
“Nos últimos 63 anos, Sua Majestade tem sido uma rocha de estabilidade em um mundo de constante mudança e seu sentido altruísta de serviço e dever ganhou admiração não só na Grã-Bretanha, mas em todo o mundo”, disse Cameron.
“É justo que... devemos comemorar seu recorde extraordinário, bem como a graça e a dignidade com que ela serve o nosso país.”
Fontes próximas à rainha dizem que ela está bastante tranquila com a marca histórica, acreditando que representa pouco mais do que o fato de estar viva por um longo tempo.
Além de recordes, a monarca coleciona algumas curiosidades. Confira esta seleção delas:
Apesar de ser conhecida pelo título de rainha da Inglaterra, não é só do país britânico que ela é chefe de estado. Você poderia muito bem chamá-la de rainha do Canadá ou da Austrália, já que ela também reina nestes países. Além deles e de todo o Reino Unido, Elizabeth II é monarca em Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu.
Se você fosse britânico, haveria uma boa chance de conhecê-la pessoalmente, já que a rainha e seu marido, o duque de Edimburgo, realizam pequenos almoços informais no Palácio de Buckingham para conhecer pessoas de todas as profissões, negócios e vocações. A tradição, que começou em 1956, continua até hoje.
Todos os esturjões, baleias e golfinhos em uma área de 5 quilômetros ao redor do Reino Unido pertencem oficialmente à rainha, graças a um estatuto secular ainda vigente. E mais que isso: ela também é dona de todos os cisnes brancos em território britânico.
A rainha é a única pessoa no Reino Unido que pode dirigir sem carteira de motorista. Mas ela tem uma longa experiência ao volante, já que aprendeu suas primeiras técnicas de direção em 1945, no exército. Elizabeth II também não precisa ter placa em seu carro.
Apesar de ter nascido em abril, no dia 21, Elizabeth celebra seu aniversário publicamente em junho, no segundo sábado, quando o clima londrino é mais estável e há menos possibilidade de que a chuva atrapalhe os desfiles e atos de rua.
Elizabeth II é uma fotógrafa que muitos definem como habilidosa. Nas horas vagas, ela gosta de retratar sua família.
A rainha britânica tem um disco de ouro. Mas calma: ela nunca se arriscou a cantar ou tocar um instrumento profissionalmente. A honraria foi conquistada por ela graças a um disco lançado pela EMI chamado de “Festa no Palácio”. O registro de um show comemorativo do Jubileu de Ouro da rainha, em 2002, vendeu 100 mil cópias em apenas uma semana. No disco, há a apresentação de nomes como Phil Collins, Elton John e até Ozzy Osbourne.
Apaixonada por cães, ela já teve mais de 30 da raça corgi. E inclusive criou uma nova raça, a dorgi (um cruzamento que ela pediu para que fosse feito entre um corgi e um dachshound).
Quando esteve no Brasil em 1968, a rainha ganhou de presente dois bichos-preguiça, que foram levado a um zoológico britânico.
Assim como o neto Harry, a rainha é torcedora do time londrino Arsenal. Em 2007, ela convidou a equipe para um coquetel no Palácio de Buckingham. “Parece que ela realmente acompanha futebol. Ela definitivamente sabia quem eu era e falou algumas palavras especiais”, disse na época a um jornal um dos astros da equipe, o espanhol Cesc Fàbregas (hoje no rival Chelsea).