Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pronunciamento na Casa Branca

Em 1º discurso desde as eleições, Biden alfineta Trump e fala em “transferência pacífica de poder”

O presidente dos EUA, Joe Biden, faz comentários sobre os resultados da eleição presidencial de 2024 durante um discurso à nação no Rose Garden da Casa Branca em Washington, DC (Foto: EFE/EPA/GRAEME SLOAN)

Ouça este conteúdo

O presidente dos EUA, Joe Biden, fez seu primeiro discurso televisionado na Casa Branca, nesta quinta-feira (7), após as eleições americanas, que deram vitória ao republicano Donald Trump contra a candidata democrata Kamala Harris.

Na fala, Biden afirmou que conversou com Trump e lhe garantiu uma transição "pacífica e ordeira”, o que foi interpretado pela imprensa americana como uma alfinetada sutil no ex-presidente, que em 2020 se recusou a ligar para o vencedor das eleições presidenciais.

"O sistema eleitoral dos EUA é honesto, justo e transparente. E pode ser confiável, caso você ganhe ou perca", disse Biden.

"Aceitamos a escolha que o país fez. Estamos em uma democracia, a vontade popular sempre prevalecerá. Você não pode amar seu país só quando você vence. Você não pode amar seu vizinho só quando vocês concordam", acrescentou o atual mandatário.

O presidente americano seguiu a mesma linha do discurso de Kamala Harris ao afirmar que a derrota dos democratas nas eleições não significa que eles estão realmente derrotados. Na declaração, Biden disse que "reveses são inevitáveis, mas desistir é imperdoável". Depois disso, o mandatário encerrou seu pronunciamento.

Donald Trump, eleito nesta quarta-feira (6) para um novo mandato presidencial, tomará posse no dia 20 de janeiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.