O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convidou neste domingo (10) o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, a visitar seu país, durante o encontro que mantiveram na Argentina e que foi confirmado à Agência EFE por um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores uruguaio.
Embora as fontes não tenham dado detalhes do encontro, realizado por ocasião da viagem de ambos a Buenos Aires para a posse de Javier Milei como novo presidente argentino, o próprio mandatário ucraniano publicou posteriormente em sua conta na rede social X (ex-Twitter) uma mensagem com duas fotografias para ilustrar a reunião.
Na mensagem, Zelensky disse que convidou Lacalle Pou para visitar a Ucrânia, além de notar que ambos prestaram “atenção à perspectiva de realizar a cúpula Ucrânia-América Latina”.
O mandatário ucraniano parecia referir-se à oferta que o novo presidente da Argentina, Javier Milei, e a chanceler, Diana Mondino, lhe fizeram dias atrás, em uma conversa telefônica, ao falarem sobre a possibilidade de organizar uma Cúpula de Paz sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, em Buenos Aires.
Durante o encontro com Lacalle Pou, que estava acompanhado de seu ministro das Relações Exteriores, Omar Paganini, e do embaixador uruguaio na Argentina, Carlos Enciso, Zelensky agradeceu ao Uruguai “por apoiar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia”.
“Agradeci ao Uruguai por enviar o seu representante à mais recente reunião da Fórmula da Paz e expressei a minha esperança de que o Uruguai participe na próxima rodada de conversações na Suíça”, afirmou.
A antiga república soviética trava uma guerra sangrenta contra a Rússia desde 24 de fevereiro de 2022, quando as tropas de Vladimir Putin invadiram o território ucraniano. A viagem de Zelensky à Argentina para a posse de Javier Milei é a primeira à América Latina desde o início da guerra.